sites oficiais de artistas parada top 50 sucessos radios do Brasil ao vivo online tvs do Brasil ao vivo meio musical videos do passado

Catálogo de Artistas

TOM JOBIM

PARTE 1
História e Videos
sites de outros artistas
letristas
 Radios ao vivo online




 

Tom Jobim - Antonio Carlos Jobim
Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim, é o mais famoso compositor, músico e arranjador brasileiro de todos os tempos.
Ele também é conhecido internacionalmente como um dos pais da bossa nova.
Juntamente com Heito Villa-Lobos, Tom é o músico compositor arranjador brasileiro dos séculos 20 e 21 mais conceituado internacionalmente . (continua com videos)
sites de outros artistas


entretenimento

Parada de Sucessos

VIDEOS DO PASSADO
Anos 50 Anos 60
Anos 70 Anos 80
Anos 90 Anos 2000
Mpb Roberto Carlos
Pop Brasil Rock Nacional
Beatles Rock Internacional
Sertanejo Disco Music

VOCÊ TEM MÚSICAS PARA CANTORES DE MPB OU BOSSA NOVA? VOCÊ CANTA BOSSA NOVA?
veja aqui como encaminhar direto pelo maestro através da MusikCity.

Embora fosse um tijucano do Rio de Janeiro, foi no bairro de Ipanema, até então sem ligação direta com a zona norte, que Tom passou toda sua vida desde 1928, quando fez 1 ano de idade. Ele nasceu em 1927.

Tom Jobim largou a faculdade de arquitetura para ser pianista.
Passou então a tocar como pianista nas noites de Copacabana no início dos anos 50.
Como por exemplo no famoso bar Bottles Bar, no afamado Beco das Garrafas, o "point" dos músicos de jazz carioca.

Tom Jobim no Beco das Garrafas
Tom Jobim também tocava violão e flauta.


Ali no Beco surgiram os grandes nomes da música brasileira como Elis Regina, Sergio Mendes, Wilson Simonal, Tom Jobim, Johnny Alf, Leny Andrade, e muitos outros.

A partir de 1952, quando foi contratado como escritor de partituras e arranjador iniciante pela gravadora Continental, uma das mais fortes do Brasil até então, foi que Tom começou a se dedicar à composição.

"Incerteza", em parceria com Newton Mendonça, foi sua primeira música gravada. Quem cantou foi Mauricy Moura, em 1953.
Já era visivel a influência dos musicais americanos nas ricas harmonias e melodias de Tom Jobim.

Em 1953, quando se transferiu para a gravadora Odeon, Tom teve várias músicas importantes da chamada pré bossa-nova gravadas.

Uma delas, que foi lançada ainda pela Continental, foi seu 1º sucesso: Tereza da Praia, cantada por Lucio Alves e Dick Farney, em parceria com Billy Blanco.
Incerteza foi um grande sucesso nas rádios, assim como nas vendagens de discos.

A seguir Tom compôs outras músicas importantes.
Uma delas foi "Se Todos Fossem Iguais a Você", de 1956, na primeira parceria com Vinicius de Moraes.
A música era parte da peça "Orfeu da Conceição" apresentada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com cenografia de Oscar Niemeyer e que tinha no elenco 45 atores, todos negros.
Tom e Vinicius
Tom Jobim ao piano, e Vinicius de Moraes.

A música original foi gravada por Roberto Paiva. Mas depois disso recebeu dezenas de regravações, como a de Maysa em 1957.

O início da Bossa Nova estaria definitivamente desenhado quando a cantora Elizeth Cardoso gravou um LP inteiro com músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, em 1958, pelo pequeno selo Festa.
O selo na verdade não era exatamente musical, mas um selo que lançava declamações de poetas e crônicas.
Do selo fazia parte o vice-cônsul do Itamaraty, Vinicius de Moraes.
Foram prensados apenas 2.000 discos, apesar do apelo popular em adquirí-lo.

As faixas deste LP histórico de Elizete Cardoso, chamado "Canção do Amor Demais", introduziam pela primeira vez no meio musical carioca um violonista baiano desconhecido: João Gilberto, um dos pais da Bossa Nova, devido à batida de samba que fazia no violão.
Os arranjos e a produção eram de Tom Jobim.

Os arranjos de Tom Jobim, e o samba no violão tocado por João Gilberto, em especial na música "Chega de Saudade", seriam o ingrediente principal para dali em diante diferenciar a bossa nova do samba canção.

Faltava o ingrediente final: a voz!

João Gilberto - Chega de Saudade

Isso aconteceu em 1958 quando Tom levou João Gilberto para a Odeon, que gravou o primeiro LP do próprio violonista João Gilberto, mas então cantando.
A produção e os arranjos eram de Tom Jobim.

Foi a primeira gravação de Bossa-Nova em todos os aspectos, quando foi lançado o 78 rotações da faixa "Chega de Saudade" de Tom e Vinícius em 1958.

Estava ali definitivamente registrado o primeiro LP considerado inteiramente de Bossa Nova, tanto nos arranjos, tanto no violão, quanto no estilo de voz suave e sem floreios.
O Lp completo foi lançado em 1959 sob o nome "Chega de Saudade".

O mesmo LP incluia 3 músicas de outro pai da bossa nova, Carlos Lyra com seu parceiro Ronaldo Bôscoli, mais duas faixas de Tom Jobim com seus parceiros Vinicius de Moraes e Newton Mendonça, duas músicas do próprio João Gilberto, dois sambas de Ary Barroso com Luis Peixoto transformados em bossa nova, uma de Dorival Caymmi, e um sambinha estilizado em Bossa Nova de Marino Pinto e Zé da Zilda.

A outra música de Tom Jobim neste LP, mas com letra de Newton Mendonça, transformou-se em um verdadeiro hino da bossa nova pela grande dissonância dos acordes extravagantes, e pela letra complexa cheia de substantivos jamais usados: "Desafinado".

CONTINUA: EM CONSTRUÇÃO - PARTE 2


VOCÊ TEM MÚSICAS DE MPB OU BOSSA PARA CANTORES OU NOVELAS?
veja aqui como encaminhar direto pelo maestro através da MusikCity.

-volta para a Parada de Sucessos

-volta para as Radios ao Vivo

-VER OUTROS ARTISTAS


MISCELÂNEA

Turismo no Brasil Videos e descrição de centenas de cidades do Brasil, com os pontos turísticos, comidas típicas e melhores compras.
Lojas de Presentes venda online de presentes para datas festivas como dia dos pais, namorados, aniversários, adolescentes, maquiagens, roupas, novidades, Ovos de Páscoa, etc
Roupas e Moda Seleção de lojas de roupas, moda, jeans, calçados, roupas de dormir, camisolas, lingeries, bolsas, e muito mais.
Carros, Motos, Lanchas e Bicicletas Compra e venda de carros, motos, lanchas e bicicletas
Cruzeiros - Transatlânticos Cruzeiros de férias, semana santa, carnaval, feriadão, verão
Hotéis, Pousadas, Hostels Seleção de hotéis, pousadas e hosteis para a Semana Santa, Feriados, final de semana e férias de julho.
Roupas para a Primavera e Verão Como comprar roupas para todas as estações, biquinis, sapatos e bolsas, moda masculina e feminina.
VARIADOS, INTERESSANTES OU ÚTEIS