FERNANDO MENDES

visitantes do site
desde dezembro de 97

FERNANDO MENDES entrou para a EMI (Odeon) nos anos 70.

Seu primeiro disco lançado obteve estrondoso sucesso com a música "Cadeira de Rodas", logo seguida por outro hit: "A Desconhecida".

O cantor era considerado um artista brega, o que dificultava sua aparição em programas mais sofisticados de TV, e sua execução em rádios com conteúdo mais pop.

Seu produtor era Miguel Plopsch, então produtor da EMI e saxofonista do grupo The Fevers, e futuro diretor da própria EMI e da Sony Music.

Miguel convidou o arranjador HUGO BELLARD, um arranjador grande sucesso no mercado de discos do Brasil, para dar uma lapidada na linha musical dos arranjos de FERNANDO MENDES.

O primeiro passo que Hugo tomou, segundo diz, foi tirar o unissono de cellos e violinos que davam um ar brega aos discos de Fernando, e incrementar harmonias mais elaboradas, no estilo mais clássico com décimas nos cellos e violas, e sextas nos violinos.

Com isso Hugo esperava dar um toque de mais classe aos discos do Fernando Mendes.

Outra decisão de Hugo e apoiada por Miguel, foi buscar instrumentos mais sofisticados para as introduções e solos do meio da música. Com isso Fernando Mendes ganhou coloridos jamais antes imaginados com saxs, violões espanholados no estilo Paco de Lucia e outros ornamentos de alto nível.

Um outro detalhe fundamental, foi a mudança radical na linha de coros dos discos anteriores. Hugo substituiu os uníssonos e terças, por acordes de 4 notas no coro, com harmonias caminhando paralelamente à melodia. Eram 4 notas se movimentando permanentemente em acordes cheios nos refrões, dando um toque de sofisticação aos discos do cantor. Bem no estilo dos grupos de maior sucesso nos Estados Unidos.

O resultado não tardou: logo a Rede Globo colocou Fernando Mendes pela primeira vez numa trilha de novela, com a música "SORTE TEM QUEM ACREDITA NELA".

Na mesma época, outro resultado estrondoso: a música "VOCÊ NÃO ME ENSINOU A TE ESQUECER", cantada por FERNANDO MENDES, recebeu o título da Associação Brasileira de Produtores de Discos, formada pelas principais gravadoras, como o disco mais vendido de 1978.

Além disso, "VOCÊ NÃO ME ENSINOU A TE ESQUECER" ganhou o prêmio Villa Lobos, em programa da Rede Globo de Televisão, como disco mais vendido.

Estava assim aberto o caminho para o autor tocar em rádios que até então tinham preconceito com o cantor e autor.

Fernando Mendes tornou-se um dos autores de maior sucesso do Brasil.

Recentemente gravou um disco para a SOM LIVRE, novamente buscando os arranjos de Hugo Bellard, que desde os anos 70 tinha perdido o contato com o cantor.

O resultado mais uma vez não tardou, e como sempre Hugo Bellard deu sorte ao cantor: Caetano Velloso ouviu a música "Você Não Me Ensinou a Te Esquecer", regravada por Fernando com novo arranjo de Hugo Bellard, e também a gravou.

A música acabou sendo tema do Filme "Lisbela e o Prisioneiro", tornando-se uma das músicas mais executadas nas rádios de todo o Brasil.

O maestro Hugo Bellard fundou o site MusikCity aonde atende arranjos e outros trabalhos musicais para amadores e profissionais.

LINKS RELACIONADOS

página do maestro Hugo Bellard

UTILIDADES



MÚSICA

Rádios e TVs ao vivo «    Emissoras Evangélicas   «  Parada de Sucessos « Videos flash back anos 50 a 2000 « Cantores e Bandas « Parceria com Letristas   « Media Player  « Radialistas  « Lojas de Instrumentos Musicais   «  Jingles  « Divulgação de compositores, cantores e bandas « Registro de Música e letra na UFRJ « Arranjos, Gravação, Maestro   «  Masterização « Artistas Gospel  « Divulgação Gospel «


UTILIDADES, TURISMO e LAZER

Parques Aquáticos e de Diversão «  Automóveis, motos, barcos e carros « Presentes, Dia dos Pais, Reveillon, festas, aniversários « Moda Feminina, verão, lingeries, acessórios « Dvds de Shows e Eventos « Turismo, Viagens « Cruzeiros de Carnaval e Semana Santa « Hotéis, Pousadas « Ingressos para shows «  Feiras, Exposições, Rodeios, Festivais «  Carnaval no Rio, Escolas de Samba, Turismo « Carnaval de Salvador, Bahia « Futebol, Copa do Mundo « Galaxy, Tablets, Iphones « Sungas, biquinis, praias, verão « Música, Shows «