FERNANDO MENDES

visitantes do site
desde dezembro de 97

FERNANDO MENDES entrou para a EMI (Odeon) nos anos 70.

Seu primeiro disco lançado obteve estrondoso sucesso com a música "Cadeira de Rodas", logo seguida por outro hit: "A Desconhecida".

O cantor era considerado um artista brega, o que dificultava sua aparição em programas mais sofisticados de TV, e sua execução em rádios com conteúdo mais pop.

Seu produtor era Miguel Plopsch, então produtor da EMI e saxofonista do grupo The Fevers, e futuro diretor da própria EMI e da Sony Music.

Miguel convidou o arranjador HUGO BELLARD, um arranjador grande sucesso no mercado de discos do Brasil, para dar uma lapidada na linha musical dos arranjos de FERNANDO MENDES.

O primeiro passo que Hugo tomou, segundo diz, foi tirar o unissono de cellos e violinos que davam um ar brega aos discos de Fernando, e incrementar harmonias mais elaboradas, no estilo mais clássico com décimas nos cellos e violas, e sextas nos violinos.

Com isso Hugo esperava dar um toque de mais classe aos discos do Fernando Mendes.

Outra decisão de Hugo e apoiada por Miguel, foi buscar instrumentos mais sofisticados para as introduções e solos do meio da música. Com isso Fernando Mendes ganhou coloridos jamais antes imaginados com saxs, violões espanholados no estilo Paco de Lucia e outros ornamentos de alto nível.

Um outro detalhe fundamental, foi a mudança radical na linha de coros dos discos anteriores. Hugo substituiu os uníssonos e terças, por acordes de 4 notas no coro, com harmonias caminhando paralelamente à melodia. Eram 4 notas se movimentando permanentemente em acordes cheios nos refrões, dando um toque de sofisticação aos discos do cantor. Bem no estilo dos grupos de maior sucesso nos Estados Unidos.

O resultado não tardou: logo a Rede Globo colocou Fernando Mendes pela primeira vez numa trilha de novela, com a música "SORTE TEM QUEM ACREDITA NELA".

Na mesma época, outro resultado estrondoso: a música "VOCÊ NÃO ME ENSINOU A TE ESQUECER", cantada por FERNANDO MENDES, recebeu o título da Associação Brasileira de Produtores de Discos, formada pelas principais gravadoras, como o disco mais vendido de 1978.

Além disso, "VOCÊ NÃO ME ENSINOU A TE ESQUECER" ganhou o prêmio Villa Lobos, em programa da Rede Globo de Televisão, como disco mais vendido.

Estava assim aberto o caminho para o autor tocar em rádios que até então tinham preconceito com o cantor e autor.

Fernando Mendes tornou-se um dos autores de maior sucesso do Brasil.

Recentemente gravou um disco para a SOM LIVRE, novamente buscando os arranjos de Hugo Bellard, que desde os anos 70 tinha perdido o contato com o cantor.

O resultado mais uma vez não tardou, e como sempre Hugo Bellard deu sorte ao cantor: Caetano Velloso ouviu a música "Você Não Me Ensinou a Te Esquecer", regravada por Fernando com novo arranjo de Hugo Bellard, e também a gravou.

A música acabou sendo tema do Filme "Lisbela e o Prisioneiro", tornando-se uma das músicas mais executadas nas rádios de todo o Brasil.

O maestro Hugo Bellard fundou o site MusikCity aonde atende arranjos e outros trabalhos musicais para amadores e profissionais.

LINKS RELACIONADOS

página do maestro Hugo Bellard

UTILIDADES



MÚSICA

Rádios e TVs ao vivo     Emissoras Evangélicas    Parada de Sucessos  Videos flash back anos 50 a 2000 Cantores e Bandas Parceria com Letristas   Media Player   Radialistas  Lojas de Instrumentos Musicais    Jingles  Divulgação de compositores, cantores e bandas Registro de Música e letra na UFRJ Arranjos, Gravação, Maestro    Masterização Artistas Gospel   Divulgação Gospel


UTILIDADES, TURISMO e LAZER

Parques Aquáticos e de Diversão   Automóveis, motos, barcos e carros  presentes, namorados, festas, aniversários Moda Feminina, verão, lingeries, acessórios Dvds de Shows e Eventos Turismo, Viagens Cruzeiros de Carnaval e Semana Santa  Hotéis, Pousadas Ingressos para shows  Feiras, Exposições, Rodeios, Festivais   Rio Carnaval 2014, Escolas de Samba, Turismo Carnaval de Salvador, Bahia Futebol, Copa do Mundo Galaxy, Tablets, Iphones Sungas, biquinis, praias, verão Música, Shows