Penedo Alagoas turismo Penedo, Alagoas    
sem site
Alagoas radios do Brasil ao vivo Penedo Alagoas
RÁDIO PARADA EM 10-4-2015 - ouça outra clicando aqui


 

Rádio Farol Melodia FM de Penedo ao vivo, a Rádio Farol Melodia FM é evangélica, transmite futebol alagoano, video mostra Penedo da Rádio Farol Melodia FM .

A Rádio Farol Melodia de Penedo é uma radio evangélica de grande audiência na região. Eventualmente a emissora transmite jogos do futebol alagoano e do clube Penedense da cidade.






Penedo, iniciada com um povoamento em 1545, é a cidade mais antiga às margens do Rio São Francisco.
Conhecida como a "Ouro Preto do Nordeste" devido a seu acervo arquitetônico de sobrados e igrejas coloniais em estilo barroco, Penedo é uma das mais belas cidades históricas do Brasil. É uma cidade católica fervorosa.
Penedo Alagoas
Em 1637 Penedo foi invadida pelos holandeses, numa ocupação que durou 8 anos. Os invasores foram expulsos em 1645 pelos penedenses, auxiliados pelas forças baianas. Na praça central há um canhão da época.
Alguns dos pontos turísticos e festas de Penedo são:
- Centro Histórico - museus e igrejas dos séculos 17 e 18.
- Passeio pelo Rio São Francisco - a maior atração da região é o passeio de barco que leva à foz do Velho Chico, no município vizinho de Piaçabuçu. A viagem de 45 minutos cruza com muitas jangadas coloridas até chegar ao encontro do Rio São Francisco com o mar. Ali há dunas douradas e coqueiros cercando imensas lagoas de águas azuis. Durante uma hora as pessoas deixam o barco para subir nas dunas e nadar nas lagoas paradisíacas.
- Praia de Pontal do Peba, a 30 km na foz do Rio São Francisco, é a praia mais concorrida de Penedo, com suas dunas e coqueiros. O acesso só é possível por bugues. No carnaval fica lotada.
- Forte da Rocheira - antigo forte na beira do Rio São Francisco, com um belo por do sol. No local há um restaurante encravado na rocha, com vista para o Rio e os melhores pratos de peixes da região. O restaurante é mais uma atração turistima da cidade.
- Convento Nossa Senhora dos Anjos (1759) - conjunto barroco formado pelo Convento de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos.
- Igreja Nossa Senhora das Correntes - igreja de 1765 com detalhes arquitetônicos do barroco, rococó e neoclássico, possui azulejos portugueses policromados do Império, além de piso de cerâmica inglês.
- Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - construção iniciada por escravos em 1634 e finalizada em 1860.
- Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos - tombada pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, foi construída entre 1758 e 1770. Possui torres do século XIX, fachada ornada com detalhes esculpidos em pedra calcária com motivo barroco, e a imagem mais antiga da cidade denominada Ecce Homo.
- Praça Barão de Penedo - antiga Praça do Pelourinho, possui a Primeira Cadeia construída no Estado de Alagoas em 1664. No Oratório os condenados à forca passavam a última noite em orações aguardando a hora da execução.
- Paço Imperial - foi hospedagem de Dom Pedro II em 1859. No museu que ocupa o local, estão expostas porcelanas, mobiliário e objetos da época.
- Teatro Sete de Setembro - construído em 1865, funciona até os dias de hoje com espetáculos de teatro.
- Penedo Moto Fest - realizado durante 3 dias em abril com o apoio da Prefeitura e dos comerciantes locais, é uma confraria de motoqueiros do baixo São Francisco, reunindo 226 moto clubes e mais de 1200 motociclistas. Além de um gigante desfile de motos, o evento promove shows de bandas de forró pé-de-serra, som mecânico e pop rock no palco principal.
- Festa de Bom Jesus dos Navegantes - procissão católica terrestre e fluvial, que começa pelas ruas da cidade com a imagem de Bom Jesus dos Navegantes, e termina no Rio São Francisco numa procissão fluvial formada por mais de 100 embarcações pelo Rio. A procissão é acompanhada no rio pela população de Penedo, e pela população do outro lado do Rio, de Sergipe. Ocorre no segundo fim de semana de janeiro. A festa é a maior de Alagoas, atraindo 200.000 pessoas a Penedo.
- Festival de Tradições Populares - com duração de duas semanas em janeiro, oferece desfiles de bandas de pífanos, apresentações folclóricas, concurso de poesia falada, peças teatrais, exposições de pintura e escultura, show de música erudita e mostra de vídeo. No evento acontecem competições esportivas como corrida de canoas e travessia do Rio São Francisco.
- Carnaval - desfiles de blocos e boneco gigantes, além de batucada
- Festival de Jipeiros - em junho, reúne os amantes do esporte radical e da natureza, durante 72 horas, com provas de trilha.
- Festa Junina - toda a população ajuda ornamentando as ruas, distribuindo comidas típicas ou participando de quadrilhas e brincadeiras, entre 22 e 29 de junho.
- Vaquejada - encontro de vaqueiros de toda região Nordeste, com provas tradicionais, shows de bandas de forró renomadas e provas, em 4 dias de festa em setembro.
- Festa de Nossa Senhora do Rosário - festa religiosa tradicional realizada em 7 de outubro, com novenário, apresentações folclóricas, quermesses, parque de diversão, leilão de gado, e a procissão da Padroeira, que passa por um grande número de ruas da cidade.
- Gincana de Pesca de Arremesso - organizada em novembro pelo Clube de Pesca de Penedo, a gincana reúne pescadores de todo país.

Penedo, que já foi sede de um dos mais importantes eventos cinematográficos do Brasil, o Festival de Cinema, tem como principal fonte de renda, além do turismo, atividades primárias como o coco, o arroz, e a cana-de-açucar, além da pesca.

O clube de futebol local é o tradicional Sport Club Penedense.
Penedo Alagoas turismo

MISCELÂNEA


  • Turismo no Brasil:
    Cidades de todo Brasil com videos dos pontos turísticos.

  • Lojas de Presentes:
    Seleção de lojas online para presentes de natal e datas festivas.

  • Roupas e Moda:
    Seleção de lojas online de roupas, calçados, roupas íntimas e de dormir.

  • Carros, Motos, Lanchas:
    Compra e venda de carros usados e novos, motos e lanchas.

  • Cruzeiros:
    Intinerários dos cruzeiros com fotos dos transatlânticos. Reservas para as férias, reveillon e carnaval.

  • Hotéis, Pousadas, Hostels:
    Seleção de hotéis, pousadas e hosteis.

  • Roupas para a Primavera e Verão:
    Lojas online de biquinis, moda e acessórios femininos.