VIDEOS de BELÉM do PARÁ

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades


Belém, capital do estado do Pará fundada pelos portugueses em 1816 e repleta de mangueiras, é uma cidade rica em cultura, tradições folclóricas, construções históricas e festas religiosas como o Círio de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil com 2 milhões de participantes. A procissão parte em outubro da suntuosa Catedral da Sé (1748) com destino à Basílica de Nazaré (1909) na mesma cidade.
belém, pará


O Mercado Ver-o-Peso é um dos principais pontos de encontro para turistas e belenenses apreciarem as delicias típicas servidas nas centenas de barraquinhas. Lá são encontrados frutas exóticas, temperos, o açaí com peixe, e o tradicional tacacá, caldo feito com tucupi (goma de mandioca), jambu (erva local), camarão seco e pimenta-de-cheiro.
No entanto a exótica culinária do Pará é encontrada por toda a cidade, especialmente no Centro e nos bairros próximos como Umarizal, Nazaré e Cidade Velha. Os pratos locais baseados em técnicas indígenas como a Maniçoba e o Pato ao Tucupi são outros dos pratos paraenses mundialmente conhecidos. Eles são servidos tanto nos restaurantes quanto nas barraquinhas encontradas nas esquinas. Para sobremesa frutas como o cupuaçu, muruci, bacuri e pupunha dão o toque regional, tanto em doces, quanto nos sorvetes ou ao natural. O sorvete Cairu, outro destaque, é feito de açaí com tapioca. E há também, é claro, os doces com influências européias, principalmente de Portugal.
Junte-se a isso o artesanato com influência indígena e a cerâmica Marajoara e Tapajorica, para que os turistas retornem cheios de souvenirs.
Dentre as inúmeras feiras e festas tradicionais, acontece durante o mês de junho as tradicionais Festas Juninas, as festas juninas, com Boi-Bumbá , Pássaros e Pastorinhas. Em novembro acontece o Carnabelém, o carnaval fora de época que atrai milhares de turistas.

Além destes atrativos, Belém possui inúmeros pontos turísticos para serem visitados:
---Estação das Docas - conjunto de armazéns do porto em ferro inglês, com paredes de vidro, às margens da baía de Guajará. É atualmente um espaço cultural e gastronômico abrigando bares, restaurantes, e exposições de arte e cinema. O restaurante Lá Em Casa que fica no local, é um dos mais famosos da cidade desde os anos 70. Lá é servido o melhor da cozinha paraense como casquinhas de caranguejo, farofa de pirarucu, feijão-manteiga, arroz de jambu e é claro, o Pato ao Tucupi. A decoração traz o melhor do ambiente amazônico, com plantas e muito verde, com o teto removível. A Estação das Docas tem sempre movimento, por conta também dos bares, da choperia,e da música ao vivo.
---Mangal das Garças - centenas de espécies da flora e da fauna nativas podem ser apreciadas às margens da orla fluvial. No local está o restaurante Manjar das Garças, uma cabana com teto de palha que é suspensa do solo por troncos de ipê. Da varanda ou do salão envolvido por paredes de vidro, avista-se a natureza e a Baía do Guajará ao som da música ao vivo.
---Casa das Onze Janelas - o sobrado do século 18 funcionou como hospital militar. Hoje foi transformado em galeria de arte. No andar térreo funciona o Boteco das Onze que tem paredes de taipa, e que oferece o mais famoso happy hour de Belém. Da varanda a vista é o Rio Guamá. O cardápio apresenta salgadinhos e pratos típicos, como o tucunaré grelhado.
---Presídio São José - rebatizado como Pólo Joalheiro, abriga o Museu das Gemas e a Casa do Artesão. O local oferece ainda lojas de pedras, jóias e artesanato marajoara, além do tradicional sorvete Cairu.
---Theatro da Paz - financiado pelos barões no auge do Ciclo da Borracha, foi inaugurado em 1878. O espaço é ornamentado com ferro inglês banhado a ouro, lustres de cristal francês e mármores italianos. Em agosto acontece o festival de Ópera, com artistas brasileiros e estrangeiros.
---
Forte do Presépio - fortaleza de 1616 transformada em museu, contendo cerâmicas marajoara, tapajônica e canhões originais no pátio interno.
---A maior concentração de bares e casas noturnas está no bairro de Umaziral. O Roxy Bar é o local ideal para que os últimos visitantes e boêmios tomem a saideira ou comam um petisco.
---O artesanato em cerâmicas marajoara e tapajônica é encontrado por toda Belém. São jarros, vasos e utilitários, encontrados principalmente nas lojinhas da avenida Presidente Vargas. Por lá, há ainda bombons de frutas típicas e peças indígenas como colares, arco, flecha, cestos e tangas de missangas.
---Uma visita de barco à maior ilha fluviomarítima do mundo, a Ilha de Marajó, pode ser feita a partir de Belém. A ilha gigante possui búfalos, praias, mangues, igarapés e muito carimbó. Lá pode ser visto o fenômeno da pororoca, que é o encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico formando ondas gigantescas. VEJA VIDEO MAIS ABAIXO

CONHEÇA BELÉM DO PARA
Ouça as radios do Pará - CLIQUE AQUI


CATEDRAL DA SÉ - BELÉM DO PARA
Ouça as radios do Pará - CLIQUE AQUI


CONHEÇA BELÉM DO PARA
Ouça as radios do Pará - CLIQUE AQUI

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades


MISCELÂNEA


  • Turismo no Brasil:
    Cidades de todo Brasil com videos dos pontos turísticos.

  • Lojas de Presentes:
    Seleção de lojas online para presentes de natal e datas festivas.

  • Roupas e Moda:
    Seleção de lojas online de roupas, calçados, roupas íntimas e de dormir.

  • Carros, Motos, Lanchas:
    Compra e venda de carros usados e novos, motos e lanchas.

  • Cruzeiros:
    Intinerários dos cruzeiros com fotos dos transatlânticos. Reservas para as férias, reveillon e carnaval.

  • Hotéis, Pousadas, Hostels:
    Seleção de hotéis, pousadas e hosteis.

  • Roupas para a Primavera e Verão:
    Lojas online de biquinis, moda e acessórios femininos.