VIDEOS - BELO HORIZONTE


cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades


Belo Horizonte
Belo Horizonte, cercada pela Serra do Curral, é uma grande metrópole, moderna e desenvolvida, que no entanto não perdeu o jeitinho acolhedor de cidade do interior. BH é também um polo importante no turismo de negócios no Brasil.
Belo Horizonte possui grandes hotéis, restaurantes de primeira linha (especialmente nos bairros Savassi e Lourdes) , grandes shoppings e lojas sofisticadas.


A programação cultural é um dos pontos fortes da cidade de 2,3 milhões de habitantes.
Belo Horizonte é também conhecida como a Capital Nacional do Boteco. Há 14 mil bares, mais bares per capita do qualquer outra cidade do Brasil. Todos os anos no mês de abril, é realizado o Festival "Comida di Buteco" - competição anual de bares que serve de pretexto para visitar os botecos de BH.
A culinária mineira também é nacionalmente conhecida. A famosa Costeleta com Tutu à Mineira é presença obrigatória no cardápio dos restaurantes de todo o país. O pão de queijo artezanal mineiro é outro tira gosto nacionalmente conhecido.
Mas a capital mineira também possui dezenas de excelentes restaurantes das mais diversas origens, como restaurantes italianos, franceses e até iranianos.

Belo Horizonte também tem muitos parques e locais históricos. No Centro, os destaques ficam por conta do Palácio da Liberdade, em estilo art déco; e do Palácio das Artes, cujos palcos são constantemente ocupados por renomados grupos como Corpo (dança), Galpão (teatro) e Giramundo (teatro de bonecos), originais de Belo Horizonte.
A Famosa Lagoa da Pampulha foi o debut da carreira de Oscar Niemayer, com suas obras em seu contorno. A bela Igreja de São Francisco de Assis é ornamentada com 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari. Destaques também para o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile.

No ensino de qualidade, BH é destaque nacional. Há importantes universidades públicas e privadas, muitas delas consideradas centros de referência em determinadas áreas. Os destaques são a Universidade Federal (UFMG), o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), a Fundação João Pinheiro, a Universidade do Estado (UEMG), PUC Minas e a Fundação Dom Cabral.

No futebol, a Cidade é sede de tres clubes de futebol reconhecidos nacionalmente: o Cruzeiro Esporte Clube, o Clube Atlético Mineiro e o América. E conta ainda com dois grandes estádios: o Estádio Governador Magalhães Pinto (o Mineirão), que é o maior estádio de futebol de Minas Gerais contando com capacidade atual para 76.500 espectadores; e o Independência, com capacidade para aproximadamente 23 mil pessoas. Belo Horizonte é ainda uma das 12 cidades brasileiras que serão sede dos jogos da Copa do Mundo da FIFA em 2014.

Na música, Belo Horizonte e Minas Gerais tem um capítulo importante na história da música brasileira. Muitos artistas reconhecidos no país e no exterior surgiram em Belo Horizonte. O Clube da Esquina é um movimento musical originado em meados dos anos 60 e desde então seus membros influenciam a cultura da cidade. O movimento contou com artistas importantes no cenário nacional, como Wagner Tiso, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Fernando Brant e o 14 Bis, dentre muitos outros músicos, compositores e cantores renomados da MPB.
Outros artistas importantes surgidos no cenário da cidade são Vander Lee, Skank, Pato Fu, Sepultura, Jota Quest, Tianastácia, Diante do Trono, e a dupla César Menotti e Fabiano dentre outros.
BH também é referência em shows e eventos. Todos os artistas internacionais que vem ao Brasil, também reservam uma data para uma apresentação em Belo Horizonte. Grandes eventos, feiras e exposições são realizados na cidade durante todo o ano.

Minas Gerais também é de grande influência na política, tendo sido berço de importantes políticos da história do Brasil. Juscelino Kubitschek, por exemplo, que era médico mineiro, foi prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais, e presidente do Brasil entre 1956 e 1961, quando fundou Brasília.

Os principais shoppings da cidade são o BH Shopping, o Boulevard, Del Rey, Minas Shopping, Diamond Mall, Shopping Cidade, Pampulha Mall e muitos outros.

O Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Burle Marx, é um dos maiores parques urbanos do país. Fica na Serra do Curral, possui riachos, fontes naturais, floresta e anfiteatro. Para visitar o parque existem 3 roteiros: o Roteiro das Águas, o Roteiro da Mata e o Roteiro do Sol. Uma sala multimidea orienta os visitantes logo na entrda, mostrando as atrações do parque.

Próximo à Serra do Curral está a reserva natural de Mata do Jambreiro, abrigando 123 espécies de pássaros e dez espécies de mamífero em vegetação típica da Mata Atlântica.

A vida noturna em Belo Horizonte é muito agitada, com muitos bares com música ao vivo, especialmente a MPB e o Sertanejo. Há boates, choperias, cafés, pubs, restaurantes e bons eventos em diversos bairros como o Centro (que abriga a antiga Zona Boêmia), Savassi, São Pedro, Santo Antônio e Lourdes.

Outros atrativos turísticos são:
--- Casa do Baile - inaugurada em 1943, era um Dancing Popular que fazia parte do Cassino que foi fechado em 1948. É uma construção circular em uma ilha artificial, com uma ponte de 11 metros.
--- Centro de Cultura - Construção neogótica de 1914 com rica decoração externa e interna.
--- Feira de Artesanato - fica na Avenida Afonso Pena, apresentando trabalhos de 3.000 expositores em 17 setores, atraindo turistas e visitantes.
--- Feira de Tom Jobim - exposição e venda de objetos antigos, com degustação de comidas típicas de várias regiões, num verdadeiro Festival Gastronômico ao ar livre. O espaço apresenta cozinha internacional, e pratos típicos mineiros e brasileiros.
--- Feira de Flores e Plantas Naturais - funciona à sombra de um ficus gigante.
--- Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte - em estilo neogótico, possui belos vitrais e um altar-mor todo trabalhado em mármore de Carrara.
--- Mercado Central - inaugurado em 1929 no centro da cidade. São mais de 400 lojas que vendem de tudo, hortigranjeiros, queijos e doces mineiros, artesanato, ervas e raízes medicinais, dentre outros. Nos bares são vendidos tira-gostos regados a cerveja gelada, num agradável espaço de convívio social.
--- Minascentro - é o maior centro de convenções de Belo Horizonte. Com três pisos e capacidade para 10 mil pessoas, foi construído em 1926. Hoje abriga importantes Feiras e Convenções.
--- Parque Municipal Américo Renné - abriga o orquidário da cidade, o teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes. Foi inaugurado em 1987, foi inspirado nos parques franceses da Belle Époque, com roseiras e coreto. Há 50 espécies de árvores e equipamentos de lazer.
--- Jardim Zoológico - às margens da lagoa da Pampulha, abriga cerca de mil animais de 220 espécies. Possui ainda um borboletário famoso, onde os visitantes podem entrar em um espaço com dois mil insetos. Telefones: (31) 3277-7286 e 3277-7284.

Mutas outras praças famosas e prédios históricos são encontrados na cidade.


*** EVENTOS

--- Carnaval (fevereiro)
--- SuperAgro - Exposição Agropecuária (maio a junho) - no Parque de Exposição da Gameleira, com leilão de gado, exposição de produtos, novidades genéricas, ExpoCachaça e shows de artistas de nome.
---
Arraial de Belô (junho) - festa junina com comidas típicas mineiras, quadrilhas e shows de música regional.
--- Festival Nacional da Cachaça (julho)
--- Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador (julho)
--- Semana do Cavalo Campolina (setembro)
--- Concurso Internacional de Hipismo (setembro)
--- Carnabelô - carnaval fora de época promovido em alguns anos (novembro) - era uma das principais micaretas do Brasil. Partia do pátio da Expominas e posteriormente de Contagem. Contava com grandes nomes do axé e trios elétricos da Bahia, como Chiclete Com Banana, Asa de Águia, e muitos outros. O último foi em 2011.
--- Uai Folia (setembro) - veio substituir o Carnabelô, mas também não acontece todos os anos. Conta com os maiores nomes do axé, trazendo o Carnaval baiano para minas.

VEJA O VIDEO MOSTRANDO BH MAIS ABAIXO.


CONHEÇA BELO HORIZONTE, MG - turismo
Ouça as radios de Minas Gerais aqui


BELO HORIZONTE - MG VISTA DE CIMA
Ouça as radios de Minas Gerais aqui

PRAIA DA ESTAÇÃO - BELO HORIZONTE - MG
Ouça as radios de Minas Gerais aqui

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades


MISCELÂNEA


  • Turismo no Brasil:
    Cidades de todo Brasil com videos dos pontos turísticos.

  • Lojas de Presentes:
    Seleção de lojas online para presentes de natal e datas festivas.

  • Roupas e Moda:
    Seleção de lojas online de roupas, calçados, roupas íntimas e de dormir.

  • Carros, Motos, Lanchas:
    Compra e venda de carros usados e novos, motos e lanchas.

  • Cruzeiros:
    Intinerários dos cruzeiros com fotos dos transatlânticos. Reservas para as férias, reveillon e carnaval.

  • Hotéis, Pousadas, Hostels:
    Seleção de hotéis, pousadas e hosteis.

  • Roupas para a Primavera e Verão:
    Lojas online de biquinis, moda e acessórios femininos.