VIDEOS - SALVADOR BAHIA

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades

Salvador, a primeira capital do Brasil e capital da Bahia, é um dos principais destinos do turismo no Brasil e no mundo.
Seu carnaval de trios elétricos e abadás, suas praias, seu folclore, as festas religiosas, a música local e as comidas típicas, atraem no verão turistas do mundo inteiro.
Salvador, Bahia, turismo
Os transatlânticos de cruzeiros, chegam seguidamente repletos de turistas ao porto.

Mas não existe apenas carnaval em Salvador: fiéis festejam seus santos,como o Senhor do Bonfim, de forma única.

Além disso Salvador tem uma mistura de religiões das mais abrangentes do brasil: católicos, evangélicos, umbandistas dentre outros.

A cidade, que reune o passado colonial com o presente moderno, é divida em duas partes: a Alta e a Baixa.
Na parte de cima fica o bairro tombado pela Unesco como Patrimônio da humanidade: o Pelourinho.
Nas ruas e vielas do bairro histórico são encontrados 800 casarões dos séculos 17 e 18, que hoje viraram museus ou até terreios do candoblé.
A Igreja de São Francisco, de 1723, é uma obra barroca admirável, ornada com centenas de quilos de ouro.
O pátio do convento anexo, tem as paredes revestidas com azulejos portugueses do tempo colonial.
Outros templos católicos são bastante significativos.

No Pelourinho são também encontrados restaurantes típicos como o Sorriso da Dadá, um dos mais badalados de Salvador, ou o restaurante do Senac.

Às terças feiras a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que foi construída pelos escravos, celebra missa ao som de batuque.
A batucada continua no Terreiro de Jesus e na Escadaria do Passo, encantando os turistas.

No verão acontecem apresentações de Olodum.

O Museu Afro Brasileiro exibe painés de Carybé, o escultor que retrata os Orixás.

O Elevador Lacerda, cartão postal da cidade, leva à parte de baixo aonde fica o litoral e os restaurantes sofisticados que ocupam antigos armazéns na orla marítima.
Inaugurado em 1872, o elevador em art-decó tem 72 metros de altura e liga a Praça Tomé de Souza (na parte alta) à Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo de 1861, de arquitetura neoclássica.
Das janelas do Mercado se tem uma vista maravilhosa do cais e do mercado. No mercado acontecem Feiras de Artesanato e Rodas de Capoeira.

A Igreja do Senhor do Bonfim, de 1772, fica na Península de Itapagipe, no Largo do Bonfim na Sagrada Colina.
A lavagem do Bonfim atrai uma multidão atrás das baianas que lavam com água-de-cheiro as escadarias do templo, animadas pelo som dos blocos de afoxé.
A igreja é a origem do uso das famosas e protetoras fitinhas do Senhor do Bonfim.


As praias são diversas.

A Praia do Pontal da Barra é a mais movimentada e popular.


A Praia do Farol da Barra abriga o Forte de Santo Antônio, com seu farol datado de 1698.
O Farol de Santo Antônio, o mais antigo da América, oferece visitas aos turistas e visitantes.
No Forte de Santo Antônio está o Museu Náutico da Bahia.

A praia de Jaguaribe tem mar calmo e muitas barracas.
A de Ondina tem piscinas naturais e é bem pequena.

As praias mais afastadas do centro são as melhores, como a Praia de Itapuã (águas verdes, mar calmo e piscinas naturais), Piatã (águas calmas, coqueiros, areias amarelas), Stella Maris (cercada por recifes, a favorita dos Surfistas) e Flamengo (o point dos jovens, praia rústica com dunas, coqueiros e surf).
Nesta última, a Barraca do Lôro é bastante popular junto à garotada.

Há outras praias famosas como Amaralina, Rio Vermelho (reduto de pescadores e seus barcos, além de ter 3 dos melhores hotéis da Bahia, o Pestana, o Blue Tree Premium e o Mercure), Pituba, Armação (point de surfistas), Boca do Rio e Patamares.

Na Praia da Armação está um outro restaurante dos mais badalados da cidade, o Yemanjá. O restaurante todo azul com vista para o mar, serve os pratos típicos baianos, com baianas em trajes típicos recebendo os clientes.

A Baia de Todo os Santos, por ter muitos navios naufragados, é o paraíso para os mergulhadores.
Mas o kitesurf e o windsurf também são muito praticados, assim como outros esportes e lazeres náuticos.

O bairro do Rio Vermelho é o local que abriga as famosas baianas Dinha e Regina, que preparam os acarajés mais famosos da cidade (bolinhos de feijão fradinho recheados com Vatapá e camarão seco).
O bairro também é o local favorito dos boêmios de Salvador.

No dia de Iemanjá uma amostra do Carnaval toma conta do bairro Rio Vermelho, logo após a entrega das oferendas à rainha do mar.
O bairro é também um local repleto de bares, restaurantes e casas noturnas, que fazem do bairro um point noturno obrigatório.

Outras receitas e comidas típicas de Salvador são famosas pelo mundo afora. São pratos que misturam a cultura portuguesa, com a indígena e a africana.
O resultado são quitutes como o Bobó de Camarão, o Vatapá ((creme de peixe e amendoim), as Moquecas de Peixe, e o Carurú (guisado de quiabo e camarão), sempre preparados com o azeite-de-dendê.
O quindim e a ambrosia, são os doces mais afamados e típicos da cidade.

O futebol baiano é uma paixão para a população.
Salvador abriga os dois principais clubes de futebol da Bahia: o E.C.Vitória e o E.C.Bahia.
A nova Arena Fonte Nova recebeu os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Às margens da Baía de Todos os Santos está o Solar do Unhão que abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, reunindo mais de duas mil obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari e Tarcila do Amaral.
O solar foi construído no século 17, em alvenaria de pedra.

Há ainda em Salvador inúmeros pontos para visitação cultural, como o Museu Rodin (palacete com 62 peças do escultor), o Dique de Tororó (com 8 grande esculturas de orixás sobre as águas, do artista Tati Moreno), e inúmeras outras igrejas, catedrais, mosteiro e obras arquitetônicas coloniais.

O Carnaval de Salvador é um capítulo à parte.
Três circuitos agitam a cidade:

1) O Circuito Osmar, que é quente no domingo, segunda e terça de Carnaval, reunindo as mais famosas bandas de axé e trios elétricos, desfilando pelo Campo Grande.

2) Dodô, com trios alternativos nas praias da Barra e da Ondina.

3) Batatinha, que movimenta o Pelourinho com clima de Carnaval de antigamente, com muita marchinha.
Comprando um abadá (camiseta de identificação) é permitido dentro do cordão de isolamento do bloco, com direito a posto médico, banheiro e bar.

No carnaval há outros blocos famosos, dentre os quais o Afro, o Olodum, Timbalada, Filhos de Gandhy e Ilê Aiyê.

O sincretismo religioso do povo baiano está presente no artesanato típico, que tem como temática principal os santos religiosos e as divindades do candomblé.
As imagens são encontradas não somente em forma de esculturas. Jóias em ouro, prata ou pedras preciosas, camisetas e objetos de decoração também ganham o charme dos motivos afro-brasileiros.

Para comprar souvenirs, como fitinhas do Senhor do Bonfim, berimbau e patuás, o point é o Mercado Modelo, o maior centro de artesanato da América Latina.
Já no Pelourinho há melhores opções para peças elaboradas, roupas, acessórios e artigos para casa.

Nos estabelecimentos do Instituto Mauá há peças de comunidades de artesãos da Bahia, como trabalhos de madeira e coco, cerâmicas, cestarias de redes.

Para as compras normais, há vários shoppings, como o Iguatemi, o Salvador Shopping, e o Shopping Barra dentro outros.

Para os jovens e adultos interessados numa noite movimentada, Salvador tem discotecas, bares e locais em que se pode ouvir de tudo: techno, dance, rock, soul, reggae, pagode baiano, pagode do sudeste, mpb, anos 70, samba rock, underground e outros.

No Rio Vermelho tem o Café Paris, a Casa da Bossa, o Twist Pub (aonde até os garçons cantam e dançam) e o Borracharia (soul, black music, rock dos anos 70 e samba-rock).

Para o ritmo eletrônica tem o Dolce no shopping Boulevard 161, em Itaigara, o Madre na Av. Otávio Mangabeira, a boate Club Lótus em frente ao Farol, o Off Club (shows variados, drag-queens e go-go boys).

No Pelourinho tem o Cravo Rastafári, na Praça do Reggae.
Na Barra tem também o Bohemia Music Bar, com bandas ao vivo e DJ.
Na Praia da Pituba tem o What's up (bandas de pop rock e mpb).

Para os que buscam uma noite de boa música e cultura, o famoso Teatro Castro Alves tem boas apresentações que tanto podem ser de artistas da Mpb, quanto apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Já no início do ano, um grande evento reune bandas e cantores de diversos estilos de todo o Brasil: o Festival de Verão, realizado em vários dias.

Por falar em música, ela é outro ponto precioso destacando a Bahia pelo mundo. A MPB, o Movimento Tropicalista de Caetano e Gilberto Gil, os Novos Baianos, a Bossa Nova que foi consagrada no mundo inteiro através da voz do baiano João Gilberto quando cantou "Chega de Saudade" e "Desafinado", todos estas correntes musicais tão diversas demonstraram que a Bahia não vive apenas do axé e do carnaval.
Mas de uma mistura de culturas e de caminhos musicais, que destacam a cidade de Salvador e o estado baiano, perante todo o Brasil, como um local de grande riqueza artística.
Que o diga Jorge Amado, seu maior escritor, Dorival Caymmi, seu grande compositor, e Ivete Sangalo, sua mais notória cantora. VEJA VIDEO MAIS ABAIXO


RÁDIOS DE SALVADOR AO VIVO:

 Itapoan FM | Piatã FM |Bahia FM |Sociedade |CBNMetrópole | Excelsior | Band News | Cristal Am
Tudo FM | Jovem Pan | Sucesso FM | Transamérica
Globo FM | A Tarde FM  | Educadora FM |

CONHEÇA A BAHIA e SALVADOR

CONHEÇA A BAHIA e SALVADOR 2

CONHEÇA SALVADOR 3

CONHEÇA CAMAÇARI, BA

cidades do brasil turismo radios ao vivo online Brasil turismo cidades


MISCELÂNEA


  • Turismo no Brasil:
    Cidades de todo Brasil com videos dos pontos turísticos.

  • Lojas de Presentes:
    Seleção de lojas online para presentes de natal e datas festivas.

  • Roupas e Moda:
    Seleção de lojas online de roupas, calçados, roupas íntimas e de dormir.

  • Carros, Motos, Lanchas:
    Compra e venda de carros usados e novos, motos e lanchas.

  • Cruzeiros:
    Intinerários dos cruzeiros com fotos dos transatlânticos. Reservas para as férias, reveillon e carnaval.

  • Hotéis, Pousadas, Hostels:
    Seleção de hotéis, pousadas e hosteis.

  • Roupas para a Primavera e Verão:
    Lojas online de biquinis, moda e acessórios femininos.